design, música e educação
Bate-Rima
2016
_ design gráfico, pesquisa em design,
conceituação projetual
Bate-Rima é um jogo, desenvolvido em uma parceria entre estudantes de Design da PUC-Rio, uma professora 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da Zona Sul do Rio de Janeiro e sua turma de estudantes - dezoito crianças de 7 e 8 anos.
​
O jogo incorpora fundamentos da dramaturgia da Folia de Reis, manifestação popular com relevante presença no Estado do Rio de Janeiro, para trabalhar a identificação e composição de estrutruras textuais em Rima - parte do conteúdo programático do eixo de Lingua Portuguesa.
​
O nome “Bate-Rima” é um conceito que deriva da ação primária do jogo: encontrar, dentro de um conjunto de cartas, rimas que se completam. Sua estrutura final baseia-se no Jogo da Memória que, por ser tão familiar para crianças e adultos, torna o funcionamento do Bate-Rima intuitivo.
As quadras rimadas e personagens da Folia de Reis entram neste universo trazendo, além de uma nova personalidade para o clássico, a possibilidade de construção e fixação de novos conhecimentos, de desenvolvimento da oralidade, enriquecimento vocabular e de exercício do pensamento lógico dentro de um contexto linguístico pouco familiar ao contexto escolar, apresentado aos jogadores de maneira lúdica.
​











CRÉDITOS
Maju Nunes
pesquisa, conceituação,
desenvolvimento de alternativas,
lettering Bate-Rima
​
Luiza Vieira
pesquisa, conceituação, ​desenvolvimento de alternativas e padronagens Bate-Rima
​
João Melhorance
conceituação, ​desenvolvimento de alternativas e ilustrações
​
João Victor Azevedo e Nathália Sá Cavalvante
orientação
​
agradecimentos
Departamento de Artes e Design - PUC-Rio
Folias de Reis Penitentes do Santa Marta
Escola Sá Pereira
​
​